Como Aprender a Tocar Guitarra Sozinho – aprenda com os melhores!

Como Aprender a Tocar Guitarra Sozinho

jimi-hendrix22

Não existe formúla magica para quem quer aprender a tocar guitarra, mas existe sim a tecnologia que é quase a mesma coisa, então você pode ver e rever videos de lendas do rock e tentar cópia-los descaradamente, isso mesmo copia-los porque não? 
Afinal tudo que você escuta veio de algum lugar que provavelmente copiou de outro lugar…
exemplo disso é Jimi Hendrix que na minha opinião é o melhor guitarrista da história! aprendeu ouvindo os blueszeiros Robert Johnson, Muddy Watters, John Lee Hooker entre outros
Este artigo é direcionado para quem quer começar a tocar guitarra ou violão sozinho. O objetivo é fazer você botar a mão na massa desde o início, pois é a melhor forma de aprender. As dicas também servem para quem quer ensinar alguém a tocar.

Os Acordes são a coisa mais importante na guitarra

Esta é a sua primeira grande lição. Todas as músicas são formadas por acordes. Se você sabe tocar acordes, você pode tocar qualquer música. Por isso, o foco do iniciante deve ser aprender acordes, começando pelos básicos.

No início, você ainda estará lidando com a falta de coordenação motora para formar os acordes com uma mão e tocar as cordas com a outra. Seus dedos vão tremer e se mexer sozinhos. Paciência. Com algum tempo e prática, eles vão fazer exatamente o que você mandar. Por isso, é melhor aprender primeiro os acordes mais fáceis. E uma dica, mantenha o foco em poucos acordes, de preferência os sugeridos logo a seguir.

Os dez acordes abaixo, além de serem fáceis, são encontrados em, literalmente, milhares de músicas. Os cinco mais importantes são: Dó Maior, Ré Maior, Mi Maior, Sol Maior e Lá Maior.

Dez Principais Acordes:
 

Aprender esses dez acordes tem que ser o seu principal objetivo. Decore o nome de cada um e grave bem a forma como eles são tocados.
Como aprender acordes?
Você pode aprender rapidamente como se toca um acorde buscando em sites de Cifras e Tablaturas, como ohttp://www.cifraclub.com.br/. Basta olhar o desenho do acorde e colocar cada dedo na posição indicada.
Por exemplo, digamos que você queira aprender o acorde “Ré Maior”. Como mostra o desenho abaixo, posicione o dedo 1 (indicador) na 2ª casa da 3ª corda (contando de baixo pra cima). Em seguida, posicione o dedo 2 na 2ª casa da 1ª corda e o dedo 3 na 3ª casa da 2ª corda. Pronto, o acorde está formado! Agora é só tocar as cordas com a outra mão.

Repare que, do lado de fora do desenho, duas cordas estão marcadas com um “X”. Isso significa que elas não devem ser tocadas. A bolinha preta indica que a corda deve ser tocada solta.
Se esforce para formar os acordes corretamente e fazer a troca de um acorde para o outro com agilidade.
Técnica 1 – Como posicionar os dedos
Ao posicionar acordes, use a pontinha de seus dedos, colocando-asentre os trastes (são as barrinhas de metal no braço do violão). Não coloque os dedos em cima dos trastes, que é um erro comum. Para não esbarrar na corda de baixo, arqueie seus dedos como mostra a foto abaixo.

Técnica 2 – Como tocar as cordas
Se for destro, use a mão direita para tocar as cordas de uma dessas formas:
  • Com uma palheta (entre o polegar e indicador)
  • Com seu polegar
  • Com as costas das unhas dos seus dedos (em um movimento de pincelar em direção ao chão)
 
O que são Cifras e Tablaturas?
Uma Cifra é apenas uma forma abreviada de escrever o nome de um acorde. Por exemplo, a cifra “Am” significa a mesma coisa que “Lá Menor”.
Tablatura é uma forma simples de aprender uma música. Ela indica, através de números, quais notas devem ser tocadas em cada corda. Assim, “5” significa “5ª casa” e “O” significa “corda solta”. No exemplo 1, estão indicados os acordes Mi Menor (Em) e Sol Maior (G). No exemplo 2, estão indicadas as notas do solo de uma música. Detalhe: as tablaturas indicam as cordas na ordem da mais grave para a mais aguda, de baixo para cima.
 
É melhor aprender acordes tocando músicas!
Agora vem uma ótima notícia. O jeito mais fácil de aprender acordes é tocando músicas, pois dessa forma, você cria associações bem fortes na memória e treina a mudança de um acorde para o outro.
O segredo é começar com músicas fáceis. Por isso, veja abaixo uma lista de músicas bem fáceis pra você já começar a tocar e se divertir! Quanto menos acordes a música tiver, mais fácil fica. Portanto, sugerimos músicas com apenas 2 ou 3 acordes.
Quer mais uma dica? Se estiver tendo dificuldade com algum acorde numa música, você pode tocar apenas algumas notas desse acorde. Isso evitará que você deixe de aprender uma música só por causa de um acorde.
 
Atitudes que você precisa ter
Para ser um bom guitarrista autodidata, você precisa ser disciplinado. Treine sempre. Treine muito. E não desista nunca. O caminho não é necessariamente fácil, mas é assim para todo mundo. Confie em você.
 
 
E a Teoria?
Se você está aprendendo sozinho, não se preocupe muito com a teoria no início. Busque aprender a teoria aos poucos, conforme vai conseguindo tocar músicas e acordes mais complexos. É importante saber o nome das cordas, saber quais são as notas de cada acorde, entender por que cada acorde é do jeito que é, como os acordes se relacionam entre si, entre outras coisas. Como você não terá um professor para lhe ensinar, a curiosidade desempenhará um papel crucial. Você precisará estar sempre se questionando “O que eu estou tocando?” e “Por que é assim?”. Pesquise bastante. Todas as respostas são facilmente encontradas na internet.
 
 
E se eu quiser solar?
O desejo de muitos guitarristas que estão começando é solar, como fazem seus ídolos. E isso é ótimo! É bom ter uma motivação e saber aonde quer chegar. Mas antes, é fundamental aprender os acordes. Quando você for começar a solar, já terá meio caminho andado, tanto em termos de técnica quanto de teoria.
 
Lista de Músicas Fáceis para Violão e Guitarra
*** Músicas com apenas 3 acordes
** Músicas com apenas 2 acordes
 
Obs: essas músicas possuem apenas acordes que estejam entre os 10 mostrados acima.
Músicas Nacionais:
 
 
Geraldo Vandré – Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores**
 
Henricão e Rubens Campos – Está Chegando a Hora***
 
Legião Urbana – Que País é Esse***
 
Paralamas do Sucesso – O Calibre***
 
Skank – Acima do Sol***
 
Titãs – Flores***
 
Vinícius de Moraes e Toquinho – A Casa***
Músicas Internacionais:
 
 
Bob Dylan – Knockin On Heaven’s Door***
 
Bob Marley – Stir It Up***
 
Creedence Clearwater Revival – Bad Moon Rising***
 
Deep Blue Something – Breakfast at Tiffany’s***
 
Elvis Presley – Blue Suede Shoes***, All Shook Up***
 
Free – All Right Now***
 
Green Day – She***
 
Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine***
 
Jimi Hendrix – Wild Thing (de Chip Taylor)***
 
John Lennon – Working Class Hero**
 
Johnny Cash – Ring Of Fire***, You Are My Sunshine (de Jimmie Davis)***
 
Lynyrd Synyrd – Sweet Home Alabama***
 
Paul MacCartney – Be Bob a Lula (de Gene Vincent)***
 
Oasis – Songbird**
 
Sublime – What I Got**
 
The Beatles – Eleanor Rigby**, Paperback Writer**, Twist and Shout***
 
The Kingsmen – Louie, Louie (também gravada por Iggy Pop)***
 
Van Morrison – Brown Eyed Girl***

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s