Calvície? Pode ser falta de nutrientes!

foto-bruce-willis-calvicie

Se seu cabelo cai toda vez que você o penteia ou o lava, saiba que você é uma pessoa normal. Nossos cabelos estão sempre caindo e sendo repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição desses fios.

Ela é bem mais comum nos homens, mas também acomete algumas mulheres. Mesmo que ela seja vista como um processo irreversível, e calvície pode ser combatida, sim.

Ajuda no tratamento

Além de fazer o organismo funcionar melhor, a aparência de quem opta pela alimentação saudável também é outra. A escolha de alimentos certos traz benefícios para a pele, o cabelo e as unhas, além de adiar os sinais do envelhecimento.

Para formar colágeno e elastina,proteínas que sustentam a pele, deve-se consumir alimentos nutritivos, ricos em vitaminas A e Ccobre, zinco e cálcio, explica a nutricionista clínica funcional Andréa Santa Rosa Garcia, que tem como ótimo cartão de visita o marido, o ator Márcio Garcia, de 39 anos.

“Se não há fonte adequada desses nutrientes, envelhece-se com mais rapidez e o cabelo fica opaco. A calvície também pode ser causada por carência de nutrientes.” Para obter todos os nutrientes necessários, o ideal é comer quatro ou cinco porções de frutas e dois pratos de sobremesa de verduras todo dia. Além disso, quem faz exercícios deve consumir de 1,4 grama a 1,6 grama de proteína por quilo de peso – os sedentários, de 1 grama a 1,2 grama. Em uma dieta de duas mil calorias, metade deve corresponder a carboidratos. As gorduras representam 30% e as proteínas, 20%.

O excesso de alimento pode acarretar prejuízo, como gases, fermentação e má absorção dos nutrientes, diz Andréa. Um dos vilões do exagero é o açúcar. “Não só doces, mas também os carboidratos refinados, como batata e pão, que também são transformados em açúcar, trazem riscos à saúde. Quando metabolizado pelo organismo, o que sobra se liga a proteínas do corpo, como o colágeno e a elastina, que perdem a função. Na pele, aparecem as rugas”, explica a dermatologista Marcella Delcourt.

vin_diesel1

Fast food e refrigerantes também devem ser evitados. O melhor é consumir alimentos orgânicos e naturais, além de incluir castanhas e sementes, como amêndoa, feijões e lentilhas. Marcella sugere, ainda, incluir na alimentação meia colher de chá por dia de canela e açafrão, que fazem bem para a pele, os cabelos e as unhas. Segundo ela, o açafrão reduz as inflamações e é antioxidante, e a canela queima o açúcar.

Lave sempre o cabelo com xampu neutro e sem sal para remover a sujeira e o sebo em excesso sem alterar o pH do couro cabeludo. Crie o hábito de massagear o couro cabeludo. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio. Isso ativa a circulação.

Proteção

De acordo com o professor de cosmetologia Maurício Gaspari Pupo, comer 18 gramas por dia de chocolate com 70% ou 80% de cacau melhora a circulação, aumenta a hidratação e reduz rugas. Cereais integrais, ricos em silícios, também fortalecem as unhas, engrossam os cabelos e reduzem rugas. Alimentos ricos em licopeno, como tomate, melancia e goiaba vermelha, atuam como filtro solar natural. O azeite extravirgem é quase milagroso, segundo Pupo: consumir três colheres de sopa no almoço mais três no jantar ajuda a reduzir a gordura abdominal.

Andressa Zanandrea

NO FINAL DAS CONTAS SÃO DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MESMO NÉ?

kelly-slater-gisele-bundchen

 

Fonte: Último Segundo

Matérias Relacionadas:

  1. Alimentos para os cabelos – Veja quais são os nutrientes que ajuda a diminuir a queda do cabeloAs mulheres de modo geral fazem de tudo no cabelo, pintam, alisamentos, relaxamentos e muitas outras coisas, e depois procuram tratamentos químicos para os cabelos em busca de estética, eles…
  2. Entenda a biologia do cabelo e saiba como a calvície pode ser tratadaA cabeça contém cerca de 100 mil fios de cabelo e mais de 90% deles estão em crescimento. Quem explica é o professor de dermatologia Jerry Shapiro, chefe da Clínica…
  3. Causas da Calvície: O estresse pode provocar a queda de cabelos?Queda de cabelos difusa é uma das queixas mais freqüentes em consultórios de dermatologia. Entre as mulheres gera muita apreensão por medo de ficarem calvas. Existem muitas causas de queda…
  4. Calvície e sexualidadeCabelos sempre foram um adereço utilizado por homens e mulheres com o intuito de sedução. O apelo estético e sexual que este determina parece vir desde as épocas mais remotas….
  5. Alimentos que evitam e previnem a queda do cabelo– Beta-caroteno encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa, como a rúcula e o agrião, ajudam a evitar e previnir a queda de…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s